Destaques

Possibilidade de volta da dengue tipo 2 acende alerta no Rio

A preocupação com a dengue aumenta a cada verão. De acordo com o médico da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, 2019 foi o segundo ano com o maior número de casos da doença notificados no país, desde o início da série histórica, em 1975.

Segundo ele, houve crescimento de 517% em relação a 2018, totalizando mais de 1,5 milhão de registros, principalmente em Minas Gerais, São Paulo e no Espírito Santo. Setecentas e 54 pessoas morreram. Na avaliação de Alexandre Chieppe, a reentrada do sorotipo 2 do vírus da dengue, após anos de circulação dos sorotipos 1 e 4, é a principal explicação para esse aumento.

E a sua previsão é que o quadro pode vir a se repetir no Rio de Janeiro, em 2020. O especialista explica que o sorotipo 2 – responsável pelas grandes epidemias no Brasil em 2007, 2008 e 2009 – deve voltar a circular entre a população fluminense neste verão. Ainda de acordo com o médico da Secretaria de Estado de Saúde, embora os sinais e sintomas de todos os quatro sorotipos sejam os mesmos, a previsão preocupa, já que o sorotipo 2 é associado a casos mais graves da doença.

Diante desse cenário, Alexandre Chieppe  alerta para a necessidade do diagnóstico precoce e o acompanhamento clínico adequado em caso de suspeita de dengue. Ele também defende intensificar ações para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, que está muito bem adaptado às condições do verão no Rio de Janeiro, com temperaturas altas e chuvas fortes.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax