Destaques

Divididas pela distância de 45 anos e 30 km, duas torres são os monumentos mais queridos da capital

A relação do brasiliense com a Torre de TV é bem parecida com a que os cariocas, como eu, têm com a estátua do Cristo Redentor. É um marco visual da cidade e a quinta estrutura mais alta do país, com 224 metros de altura. O projeto da Torre de TV é de Lúcio Costa e a inauguração foi em 1967, bem no centro de Brasília.

A torre tem dois pontos de visitação e observação da cidade: um mezanino e um mirante. Além da vista panorâmica, o entorno dela tem uma feira de artesanato, uma fonte luminosa e um letreiro onde a gente pode tirar foto declarando o nosso amor pela capital do país.

A irmã mais nova da torre é a Torre de TV Digital, inaugurada no 52º aniversário de Brasília, em 2012. Foi a última obra de Oscar Niemeyer inaugurada antes da morte do arquiteto, em dezembro daquele ano. Essa nova torre também é chamada de Flor do Cerrado, por suas duas cúpulas suspensas.

Na mais baixa, fica uma grande maquete de Brasília. Na mais alta, um café.

A torre digital foi a primeira no mundo a ter uma antena coletiva, que transmite os sinais em alta definição de todas as emissoras de televisão no DF e Entorno.

* Essa é mais uma reportagem do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras. Acesse todas as reportagens publicadas até aqui nesta página. O especial continua até o dia 21 de abril, quando Brasília completa 60 anos de inauguração.
A localização privilegiada, na região do Grande Colorado, permite ter uma vista completa do Plano Piloto, do Lago Paranoá e das regiões administrativas de Sobradinho 2, Itapoã e Paranoá.

Na semana que vem vamos falar sobre as principais vias do DF.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax