Destaques

Brasil chega a 25.598 mortes por Covid-19; Amazonas lidera mortalidade

O Brasil ultrapassou os 411 mil contaminados pelo coronavírus,  um aumento de mais de 20 mil casos nas últimas 24 horas. No período, foram mais 1.086 mortes registradas, chegando a um total de 25.598 mortos pela doença.

Nessa quarta-feira, o estado com maior mortalidade pela Covid-19 no país, o Amazonas (45 mortos por cada 100 mil habitantes), anunciou a flexibilização do isolamento com abertura gradual de Manaus.

A partir do dia 1º de junho, serão permitidos o funcionamento de igrejas e templos, lojas de artigos de esporte, vestuário, móveis, joalherias, comércio médio, variedades e petshops, além de concessionárias de veículos, óticas, floricultura, bancas de revista, atendimento médico e odontológico.

A retomada será de forma gradual, a partir de regras de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel e medição de temperatura de clientes.

No dia 15 de junho, será a segunda fase de abertura, com lojas de informática, comunicação, telefonia, lojas de brinquedos, papelarias e livrarias. Outras atividades devem ser retomadas em 29 de junho e em 6 de julho.

Não há prazo definido para a volta das aulas na rede pública e também para bares, casas de shows e eventos. O Amazonas registrou, nesta quarta-feira, 39 novas mortes e mais de 1,5 mil contaminados.

Segundo o governo do estado, a medida foi possível graças a uma redução do número de casos. O governador Wilson Lima (PSC) afirmou que as decisões são tomadas de forma equilibrada, para que possa garantir a retomada da economia.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) afirmou ser contrário à reabertura do comércio na capital. Para ele, é preciso cautela porque, apesar da redução de sepultamentos na capital, o número de casos continua subindo.

Arthur Virgílio disse temer por uma segunda onda da doença, que pode ser ainda mais grave. O prefeito destacou que em Manaus a população não aderiu ao isolamento social, e que a reabertura estava acontecendo antes de quaisquer medidas serem oficializadas.

O governado do estado afirmou que as medidas de abertura do comércio foram definidas para Manaus. As prefeituras do interior do estado terão autonomia para definir a flexibilização do isolamento.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax