Destaques

PEC Emergencial será votada semana que vem no Senado

[CMIO]

Os senadores decidiram adiar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial para a próxima semana, mas o texto deve ser lido no plenário nesta quinta-feira (25). Proposta pelo governo federal, a medida foi alterada pelo relator da matéria, senador Márcio Bittar (MDB-AC). A PEC apresentada pelo parlamentar abre espaço fiscal para aprovar o auxílio emergencial de 2021, e revoga os mínimos constitucionais de investimentos em saúde e educação.

A PEC prevê ainda uma série de medidas de ajuste fiscal para cortar gastos públicos, com redução, em situações consideradas de emergência, de 25% dos salários e da jornada dos servidores e empregados públicos, além da suspensão de benefícios e promoções.

Segundo o texto, o auxílio emergencial será concedido por meio de crédito extraordinário, assim fica fora do teto de gastos. A proposta ainda acaba com os percentuais mínimos que União, Estados, Distrito Federal e municípios devem investir em saúde e educação.

A medida recebeu críticas do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Saúde (Conass). O presidente da entidade, Carlos Lula, considera que a proposta pode inviabilizar o SUS.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel Garcia, também aponta para os riscos de se retirar o mínimo para investimentos no ensino público.

O relator da PEC Emergencial, Márcio Bittar (MDB-SP), defende que a reforma dará solidez fiscal para o Brasil, trazendo confiança para os agentes econômicos. O parlamentar acreano, em entrevista à CNN Brasil, defendeu que os estados e municípios devem ter liberdade para decidir como aplicar o dinheiro do orçamento.

A previsão é que os senadores discutam a PEC Emergencial em sessões nesta quinta e próxima terça-feira, com a votação da proposta na quarta-feira da próxima semana.
Economia Brasília Lucas Pordeus Leon Pec Emergencial Senado Auxílio Emergencial quinta-feira, 25 Fevereiro, 2021 – 17:07 185:00

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax