Destaques

CPI dos Incêndios no RJ aprova relatório e recomenda 19 indiciamentos

Os deputados da Assembleia Legislativa que compõem a CPI responsável por investigar vários incêndios ocorridos no Rio de Janeiro em 2019 aprovaram, por unanimidade, o relatório final da comissão. Com cerca de 500 páginas, o documento recomenda o indiciamento de 19 pessoas apontadas por envolvimento em três incêndios de grandes proporções que atingiram a capital fluminense.
Entre eles o do Ninho do Urubu, que causou a morte de 10 atletas da categoria de base do Flamengo no dia 8 de fevereiro daquele ano. Nesse caso específico, foi pedido o indiciamento de nove pessoas por homicídio culposo.
A CPI da Alerj também investigou o incêndio no Hospital Badim, que provocou direta ou indiretamente a morte de 22 pessoas em setembro de 2019. E outro ocorrido um mês depois, em uma whisqueria no Centro do Rio. Três bombeiros morreram no combate às chamas e outros dois alguns dias depois do incidente.
O presidente da comissão, deputado Alexandre Knoploch, do PSL, contou um pouco do trabalho desenvolvido, que, além de vistorias, ouviu mais de 80 pessoas, entre autoridades, especialistas e parentes das vítimas.
As vistorias revelaram inúmeras irregularidades. O Hospital Badim, localizado no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio, mantinha no subsolo um gerador de energia movido a combustível líquido, que não cumpria os requisitos de segurança.
Já no caso do centro de treinamento do Flamengo, o documento aponta entre as principais causas do incêndio problemas na manutenção do ar condicionado, falta de saída de emergência e o uso incompatível de contêineres como dormitórios.
Para o deputado estadual, a conclusão da CPI deixa um recado importante: a necessidade de as instituições observarem as regras e exigências previstas no código de segurança do Corpo de Bombeiros.
O relatório ainda precisa passar pelo plenário da Alerj para avançar, o que deve acontecer na próxima semana. Se aprovado por maioria simples, o documento é, então, encaminhado ao Ministério Público.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax