Destaques

OMS declara emergência internacional por causa do coronavírus

A Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde pública de importância internacional por causa do coronavírus. Isso eleva o alerta mundial em relação ao novo vírus, e indica que novas orientações devem ser anunciadas pela OMS.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, explica o que pode acontecer.
“Geralmente que se discute nessa situação são orientações relativas ao cuidado, medidas de precaução, então a gente tem que ver se houve alguma mudança. Orientações relativas ao trânsito de pessoas, à definição de casos. Por exemplo: nós já adotamos ontem que era toda a China [a origem do viajante doente], a OMS não tinha mudado ainda”.
O secretário informou ainda que o Brasil só mudará sua classificação de risco se algum caso for confirmado. Existem 3 níveis de alerta. Hoje estamos no segundo, de perigo iminente para coronavírus.
Em relação aos Brasil, 10 novos casos que podem ter ligação com o coronavírus foram notificados ao Ministério da Saúde. Hoje são 43 notificações – 28 já foram excluídas pela pasta.
Hoje o ministério classifica como 9 o número de casos suspeitos de coronavírus. Até o momento, não há caso confirmado da doença no Brasil.
Apesar do número de casos suspeitos permanecer em nove, houve mudança nos estados onde ocorreram notificações. Cinco casos – no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina – foram descartados, mas cinco novas suspeitas foram incluídas para investigação, no Rio, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Dados divulgados pela OMS apontam que mais de 7,8 mil casos foram confirmados no mundo, dos quais 7,7 mil estão na China.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax