Destaques

México bate recorde de novos casos de Covid-19 em 24 horas

O México registra, até o momento,  mais de 129 mil casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus e 15.357 mortes.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 4.883 novos casos, o número mais alto até agora (4% maior do que os registros do dia anterior), e 708 mortes. A maioria dos casos se concentra na Cidade do México: 33.173. O país vive o 11º dia da “nova normalidade”, processo de retomada gradual das atividades econômicas.

O plano mexicano traça uma reabertura por etapas, com um semáforo de 4 cores para indicar maiores e menores restrições. Vermelho, laranja, amarelo e verde.

O vermelho significa maiores restrições e o verde, a volta de todas as atividades. A ideia foi implementada no dia 1º de junho e todo o país está “em vermelho” no dia de hoje.

A cor vermelha indica que poderão funcionar somente atividades essenciais, além de mineração, construção e transporte.

O laranja indica que além das essenciais, algumas outras atividades podem ser realizadas. O amarelo mostra que todas as atividades essenciais e não essenciais podem voltar, com algumas restrições.  Já o verde é a liberação total de retorno.

Atualmente, as atividades que estão liberadas são: restaurantes, apenas para entregas no local ou em domicílio; cabeleireiros, com atendimento em domicílio; parques, com no máximo 25% de sua capacidade; supermercados, com 50% da capacidade e autorização de entrada para apenas uma pessoa por família; e atividades esportivas (partidas) sem público, de portas fechadas.

As atividades que permanecem proibidas são academias de ginástica, bares, teatros, museus, shoppings centers, igrejas e espetáculos.

De acordo com o Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o México ocupa o quinto lugar, nas Américas, em número de casos, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Brasil, Peru e Chile.

Dados do Ministério da Saúde, indicam que o sistema de saúde não está a beira de um colapso. Atualmente, tem  12.878 leitos desocupados e 10.952 ocupados. E existem 4.930 leitos com ventiladores disponíveis e outros 3.121 ocupados.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax