Destaques

Lava Jato: presos empresários supostamente envolvidos com caixa 2 na campanha de 2014 de José Serra

A Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral realizaram nesta terça-feira(21) a Operação Paralelo 23, terceira fase da Operação Lava Jato eleitoral que investiga caixa 2 nas contas da campanha de 2014 do senador José Serra.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária contra empresários e 15 de busca e apreensão, e foram efetuadas, até o começo da tarde, três prisões. Um dos empresários ainda não foi localizado.

E a busca e apreensão no gabinete do senador José Serra não foi cumprida, pois o presidente da casa, Davi Alcolumbre impediu a entrada dos policiais sob alegação da violação do foro privilegiado. No fim da manhã, uma liminar do STF, do presidente Dias Toffóli, impediu a busca e apreensão no gabinete de Serra acatando o entendimento do Senado.

De acordo com os investigadores, os empresários presos estariam envolvidos na doação ilegal de cerca de R$ milhões  à campanha eleitoral de José Serra ao Senado, em 2014. Para isso, eles teriam criado empresas de fachada de gráfica e de publicidade com o intuito de repassar os valores aos intermediários do então candidato ao Senado.

Segundo as investigações, o empresário coordenador do esquema é ligado a uma empresa de planos de saúde. De acordo com o delegado Milton Fornazari, a operação serviu para investigar, mais profundamente, se essas doações ocultas serviriam como contrapartida na atuação do senador para favorecer a empresa, uma vez que ele é amplamente conhecido por sua atuação na área da saúde.

Os empresários presos na operação permanecem na sede da Polícia Federal e responderão pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Em nota, o gabinete do senador José Serra afirmou que foi surpreendido com uma nova e abusiva operação de busca e apreensão em seus endereços, e que a decisão da Justiça Eleitoral é baseada em fatos antigos e em investigação que José Serra não foi ouvido. Reforçou ainda que as contas de campanha foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax