Destaques

Bolsonaro sanciona lei que amplia o teste do pezinho no SUS

O teste do pezinho completa 20 anos e, a partir de agora, as unidades do Sistema Único de Saúde vão ampliar de seis para até 50 a lista de doenças diagnosticadas por ele. Essa mudança é tema de uma lei que o presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quarta-feira e a rede do SUS tem um ano para se adaptar.
Ao longo desse tempo, devem ser criados projetos-pilotos pelo país, para avaliar o novo modelo do teste do pezinho e capacitar os profissionais de saúde. Alguns estados já têm uma lista ampliada de doenças diagnosticadas pelo exame.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Sistema Único de Saúde, o SUS, realiza mais de 2 milhões de teste do pezinho todos os anos no Brasil.
Além da nova lei, o Ministério da Saúde vai publicar uma portaria para regulamentar a mudança. Entre as doenças que passam a ser rastreadas estão a AME, atrofia muscular espinhal; do sistema imunológico, metabólicas e infecções.
A advogada Louise Viana, que mora na cidade de Arrais, em Tocantins, destacou a importância do teste do pezinho para os filhos Caio, de 3 anos, e Pedro, de 11.
O presidente do Departamento de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria, Salmo Raskin, comemorou a nova lei, que será uma ferramenta importante para diagnosticar até mesmo algumas doenças raras. 
Uma lei federal define como obrigatório o teste do pezinho em todo recém-nascido. No SUS, ele é gratuito e deve ser feito do terceiro ao quinto dia de vida, a partir de gotas de sangue do pé do bebê.
* Com produção de Michelle Moreira

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax