Destaques

Cirurgias eletivas estão suspensas em Minas Gerais

Em Minas Gerais, as cirurgias eletivas não essenciais estão suspensas para as redes pública e privada contratada e conveniada com o SUS, o Sistema Único de Saúde. A medida vale nas macrorregionais mineiras Centro, Jequitinhonha, Leste do Sul, Noroeste, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Vale do Aço.
Essa determinação não se aplica ao paciente cardíaco ou oncológico de maior gravidade. A suspensão é em decorrência da alta ocupação de leitos no estado, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, essa é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. De acordo com os últimos indicadores, publicados nessa segunda-feira, dia 15, o estado tem, ao todo, 4.057 leitos de UTI e a média de ocupação da rede está em quase 71%. 
O governo não usa somente esses dados para monitorar as margens de risco da realização de cirurgias eletivas. Outras informações como a disponibilidade de medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, o tempo de atendimento às solicitações de internação, as sondagens do número de casos e a ocorrência de surtos também são levadas em consideração.
Desde outubro, Minas Gerais vem sofrendo com o aumento de casos da covid 19, consequência dos feriados, festas de fim de ano, da queda do isolamento e o relaxamento nas medidas de proteção. Tudo isso, tem impactado a rede de Saúde Pública, refletindo diretamente no crescimento da ocupação de leitos de UTI e enfermaria por conta da pandemia.
 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax