Destaques

MPDFT pede relatório sobre leitos de UTI para Covid-19 em UPAs de Ceilândia e Sobradinho

O número de leitos de UTIs livres insuficientes para atender pacientes da Covid-19 em unidades de pronto atendimento (UPAs) da cidades de Ceilândia e Sobradinho, no Distrito Federal, fez a força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) pedir que o governo local encaminhe relatórios periódicos ao órgão sobre equipamentos, leitos ativos, profissionais e serviços prestados pelo Instituto Med Aid Saúde (Imas), que administra esses leitos.

No dia 20 de julho, dos 40 leitos de UTIs para pacientes com a Covid-19 nas duas UPAs, apenas 13 estavam disponíveis. Por causa dessa situação recorrente, a Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGES) deverão fornecer ao MPDFT documentos contendo dados sobre a conferência dos equipamentos médico-hospitalares e de ativação de leitos nessas UPAs. Ainda terão que verificar se os profissionais que trabalham nas unidades estão registrados nos respectivos conselhos regionais.
Os órgãos do Executivo terão que atualizar o Judiciário semanalmente sobre o estoque dos medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual das unidades. A cada 15 dias, deverão encaminhar relatórios sobre os serviços prestados pelo Imas.
Caso os problemas continuem, a recomendação é que a empresa que administra as UPAs de Ceilândia e Sobradinho seja substituída por outra. Procuramos o Imas para se pronunciar sobre o assunto, mas até o momento não obtivemos retorno.
Já a Secretaria de Saúde informou que apenas o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde comentaria o assunto. O instituto, por sua vez, afirmou que já tomou medidas contra o Imas por descumprimento do contrato e que ainda não efetuou qualquer pagamento por serviços prestados. Finalizou dizendo que a recomendação do Ministério Público do DF reflete os atos administrativos que o órgão já vem adotando.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax