Observatório

Secretaria de Agricultura de SP cria Câmara Setorial para alavancar setor pet

A relação do ser humano com os animais de estimação mudou por completo o mercado pet no Brasil. Há alguns anos os cães viviam do lado de fora da casa com a finalidade de proteção. Atualmente possuem acesso livre, dormem no mesmo ambiente que seus tutores e até viajam com a família.

Esta mudança comportamental se reflete na economia e contribui para a geração de renda. Para se ter uma ideia do quanto mudou, em 2023 o setor registrou um faturamento de R$ 68,7 bilhões, 14% mais do que o verificado em 2022, e na contratação direta de 3 milhões de empregos, de acordo com dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil. “Enquanto as pessoas planejam demonstrar afeto, adiam gratificação ou escondem seus afetos, quando estão emocionalmente afetados, os animais são mais diretos”, afirmou a psicóloga, Marcela Teti.

Para atender e fortalecer esse setor, foi criada em novembro de 2023 a Câmara Setorial e Temática Pet, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. “O mercado pet no Brasil está em constante crescimento, impulsionado pela pandemia de COVID-19 e pela crescente humanização dos animais de estimação. Isso se reflete em um aumento significativo no faturamento anual do setor, destacando-se a importância estratégica para a criação e atuação da Câmara Setorial de PETs em São Paulo, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

A câmara de animais de estimação é o principal elo entre o setor produtivo e o poder público e conta com 26 entidades representativas do universo pet, incluindo segmentos de criação, indústria e serviços.

Para o presidente da Câmara Setorial e Temática Pet, José Edson, a CS propõe que o setor se organize por meio de fiscalização, certificação de criadores e a implementação de manuais de boas práticas, assegurando a saúde e o bem-estar dos animais. “Dessa forma, a Câmara Setorial Pet é uma aliada indispensável para o Estado de São Paulo, assegurando um setor ético e próspero, que valoriza o bem-estar animal e promove práticas comerciais responsáveis e contribui significativamente para a economia”, relatou José Edson.

Para o Coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria Jr., a CS desempenha um papel essencial na gestão pública das demandas do setor. “Promover o diálogo permanente entre os diferentes atores envolvidos e contribuindo para o crescimento sustentável do mercado pet no estado. Este envolvimento inclui a agricultura, reforçando a integração entre os diversos segmentos da economia e impulsionando o desenvolvimento da cadeia produtiva de produtos para animais de estimação em São Paulo”, detalhou José Carlos de Faria Jr.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax