Destaques

Operação Lectus investiga desvio de recursos destinados à pandemia

A Operação Lectus, que significa leito hospitalar em latim, foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (25), no Rio Grande do Norte, com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos federais destinados ao tratamento da covid-19 na região.
A operação, que contou com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), investiga fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.
Dez mandados de busca e apreensão são  cumpridos nos municípios de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, e em João Pessoa e Bayeux, na Paraíba. São 50 policiais federais, além de auditores da CGU, envolvidos da operação.
O inquérito policial em que a operação se baseou foi instaurado em setembro de 2020 e identificou a existência de uma associação criminosa que direcionou contratações de leitos de UTI, em dois hospitais da capital potiguar. O objetivo era desviar de recursos públicos federais destinados ao tratamento da covid-19, que foram repassados ao estado.
Os investigados poderão responder  por fraude, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro e, se condenados, poderão cumprir penas superiores a dez anos de reclusão.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax