Destaques

Câmara apresenta novo parecer do texto de reforma do Imposto de Renda

O deputado federal Celso Sabino, do PSDB, apresentou, nesta terça-feira, um novo parecer para o projeto de reforma do Imposto de Renda, apresentado pelo governo federal em junho. O texto substitutivo introduz uma restrição para a queda do Imposto de Renda Pessoa Jurídica: a alíquota só cairá em 2022 e 2023 se a arrecadação federal bater o valor de anos anteriores corrigido pela inflação.
A alíquota atual, de 15%, cairá para 7,5% no primeiro ano. Se a arrecadação geral do Imposto de Renda subir mais do que a inflação, haverá um corte adicional de 2,5 pontos. Em 2023, o imposto poderá cair mais 2,5 pontos percentuais.
Em nota divulgada nesta terça, o Comsefaz, Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, pediu a rejeição da proposta. Segundo a entidade, estados e municípios terão perdas de mais de R$ 26 bilhões na arrecadação a partir de 2023.
Mas, segundo o relator, mudanças como a arrecadação extra com lucro no exterior, o fim do JCP, Juros sobre o Capital Próprio, e ‘gatilhos’ devem impedir a redução dos repasses para estados e municípios, como o FPE, Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal, que é feito com base na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
Em outra mudança, o relator manteve a isenção de Imposto de Renda de fundos de investimento imobiliário. A proposta original da equipe econômica previa a cobrança de 15% sobre os rendimentos.
A nova versão do relatório manteve a taxação de dividendos em 20%, com uma isenção para rendimentos de até 20 mil por mês. Celso Sabino isentou todas as empresas do Super Simples desta tributação.
*Com informações da Agência Brasil

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax