Destaques

Brasileiro retoma compra de viagens colaborando para tímida recuperação de operadoras de turismo

O aumento das viagens nacionais marca uma tímida recuperação das operadoras de turismo no país. Mesmo durante o crescente número da pandemia do coronavírus no país, em maio, 60% agentes de viagem conseguiram retomar as vendas, frente a 46% em abril. Dessas vendas, 80% foram para destinos nacionais. A maior parte se concentrou em viagens para 2021.

Esse é um dos resultados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a Braztoa, em parceria com o Laboratório de Estudos em Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília, com a colaboração das empresas filiadas à associação.

Para a vice-presidente da Braztoa, Marina Figueiredo, o momento de retomada passa pela comercialização de viagens nacionais.

Mesmo com a retomada no mês de maio, a queda do faturamento das empresas do setor foi de 75% a 90%, representando cerca de R$ 90 milhões. A maior parte das agências projeta uma redução de mais de 50% do faturamento em 2020. E 73% das operadoras de turismo estão otimistas para uma retomada nas vendas de viagens nacionais entre agosto e dezembro.

Marina Figueiredo afirma que as medidas de segurança adotadas pelas empresas e pelas autoridades possibilitaram a volta das vendas de viagens.

Das empresas pesquisadas, apenas 2% conseguiram acesso a empréstimos bancários; 42% das operadoras não pretendem buscar esses recursos, 16% pretendem pegar empréstimos e outros 29% aguardam respostas dos bancos.

Segundo a Braztoa, o turismo representa 8% do PIB do país e emprega 7 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax