Destaques

PEC propõe 27 de dezembro como data limite para realização das eleições municipais

A PEC para adiar as eleições municipais de outubro para novembro tem dispositivo que permite novos adiamentos caso a situação sanitária do município ou do estado ainda esteja grave por causa do novo coronavírus.

A Proposta de Emenda à Constituição para adiar as eleições municipais deste ano é de autoria do senador Weverton Rocha, do PDT do Maranhão. Pelo texto, o primeiro turno será no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, e o segundo turno será no dia 29 de novembro, último domingo do mês.

A Proposta estabelece ainda que se a condição sanitária de um determinado município não permitir a realização da eleição na data prevista, por causa do coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral poderá designar uma nova data, tendo como limite o dia 27 de dezembro deste ano.

O Ministério Público Eleitoral poderá, até 10 dias antes da eleição, pedir à Justiça um novo adiamento da votação, desde que o pedido seja fundamentado e com apoio da autoridade sanitária local.

Agora, se as condições sanitárias de todo um estado não permitirem a realização da eleição em novembro, será o Congresso Nacional quem deve designar uma nova data para o estado em questão, também com o prazo limite de 27 de dezembro de 2020.

A PEC apresentada ainda altera outras datas relativas à eleição deste ano.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos, por exemplo, deverão ser feitas até o dia 16 de setembro e não mais até 5 de agosto como é normalmente. Já o registro dos candidatos na Justiça deve ser feito até o dia 26 de setembro e não mais 15 de agosto, como ocorria nas eleições anteriores.

E a propaganda eleitoral, inclusive na internet, que começaria no dia 15 de agosto, começará apenas no dia 26 de setembro. Isso caso a proposta seja aprovada da forma como foi apresentada.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax