Legislativo

Colégio Misericórdia recebe Placa Comemorativa pelos 80 anos

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

No dia 24 de maio de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, foi inaugurada a unidade Osasco de uma instituição de ensino inspirada nos ensinamentos de uma ordem religiosa católica italiana, o Colégio Nossa Senhora da Misericórdia.

Na última sexta-feira (3), em cerimônia realizada no anfiteatro da escola, a instituição foi homenageada com uma Placa Comemorativa aos seus 80 anos de existência.

Mais antiga instituição particular de ensino da cidade, o Colégio Misericórdia foi criado por irmã Esther, uma potiguar apaixonada pela educação e que entrou para a vida religiosa. Irmã Esther morreu jovem, com apenas 17 anos.

“Antes de fundar o colégio [Misericórdia], as irmãs já tinham uma comunidade escolar com crianças com deficiência. Elas escolheram esse espaço para fincar as raízes deste colégio dedicado à Nossa Senhora da Misericórdia e trabalharam muito para construir essa unidade. Fizeram campanhas com muitos doadores e conseguiram fundar o colégio em 1943, ainda sem acabamento”, contou a diretora do Misericórdia, irmã Floripes de Oliveira Reis.

O plenário da Câmara de Osasco aprovou por unanimidade o projeto da homenagem, que é de autoria do vereador Josias da Juco (PSD).

“Eu fiquei tão encantado com aquela história, com o carinho e o respeito das irmãs com seus alunos, que eu precisava homenagear o colégio. Eu que vim de uma instituição que completou 62 anos de vida e que me ensinou meus direitos e meus deveres. Que me ensinou valores como o cuidado com as pessoas. Foi lá [na JUCO] que aprendi isso. Então, eu sei da importância de instituições como o Misericórdia na vida e na formação das pessoas”, ressaltou Josias.

Madre Irlanda Maria dos Santos afirmou que a missão do colégio é manter o legado das fundadoras da instituição.

Monsenhor Claudemir José dos Santos, da Catedral Santo Antônio, destacou as dificuldades que a educação enfrenta e a força do Colégio Misericórdia na formação de cidadãos. “São 80 anos de presença na cidade. Presença que faz a diferença. Sabemos o trabalho das irmãs nessa cidade, sabemos que não foi fácil. Até hoje, por vezes, me deparo com profissionais da área que partilham dos novos desafios. Nossa sociedade é muito complexa e muitas vezes as famílias querem terceirizar a educação para as entidades de ensino. Sabemos como são estabelecidos muitos conflitos por causa disso. Por isso, quero parabenizar as irmãs, que nesses 80 anos, têm feito a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou o Monsenhor.

Os vereadores Ralfi Silva (Republicanos) e Délbio Teruel (União) compuseram a Mesa. Com seus filhos matriculados no Colégio, ambos contaram histórias do Misericórdia e sobre como o Colégio é respeitado na cidade.

Os pais de alunos do Colégio Misericórdia, Viviane e Glauber Leal, falaram da qualidade do ensino e dos valores defendidos pela instituição. “Além da ética, do ensino, dos valores, o colégio ensina o que para muitos é fundamental: o valor da fé”.

MULTIMÍDIA ► FOTOS (breve) | VÍDEO (breve)

Colégio Misericórdia recebe Placa Comemorativa pelos 80 anos

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax