Destaques

Programa de Bioinsumos, para aproveitamento de produtos da biodiversidade, será lançado nesta quarta

Aproveitar a biodiversidade brasileira e diminuir a dependência de produtos importados. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esses são os principais objetivos do Programa Nacional de Bioinsumos, que vai ser lançado na tarde desta quarta-feira (27), pela pasta. O decreto de criação do programa já foi publicado no Diário Oficial da União de hoje.

De acordo com o texto, bioinsumo é o produto ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, usado na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários para melhorar o crescimento, o desenvolvimento e o mecanismo de resposta de animais, plantas e micro-organismos.

O governo deve firmar parcerias com órgãos e entidades, públicos ou privados para implementar e divulgar ações de utilização dos bioinsumos; fomentar projetos de cooperação para a promoção desses produtos e instituir e consolidar o catálogo nacional de bioinsumos.

O decreto também institui o Observatório Nacional de Bioinsumos – um espaço destinado à coleta e à divulgação de dados anuais sobre tendências de mercado, produção e consumo dos produtos.

Um Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos deve apoiar a instituição do programa. O grupo será formado por representantes de diversos órgãos e entidades como Ministério da Agricultura, Embrapa, representantes de setores empresariais, entidade de produção de orgânicos e de assistência técnica e extensão rural.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax