Destaques

Desempenho da indústria começa a se distanciar dos piores momentos da crise do coronavírus

Os índices que medem o desempenho da indústria, em maio, começaram a se distanciar dos piores momentos da crise provocada pelo coronavírus. Isso é o que aponta a Sondagem Industrial, da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, divulgada nesta sexta-feira. Apesar disso, os dados ainda mostram que a atividade industrial continua em queda.

A pesquisa, realizada entre 1º e 10 de junho, com mil e 859 empresas, pequenas, médias e grandes, mostra que o pessimismo na indústria diminuiu em relação aos meses anteriores. A queda na produção e na oferta de emprego continua, mas com uma intensidade menor. O índice de evolução da produção subiu de 26 pontos, em abril; para 43,1 pontos, em maio. Esse índice varia de 0 a 100. Então quando está abaixo da média, que é 50, ainda indica queda. Só há crescimento quando esses números estão acima de 50.

Outro índice medido é a capacidade instalada da indústria que atingiu 55%. Um aumento de seis pontos percentuais entre os meses de abril e maio. Apesar disso, a taxa é a segunda menor para toda a série histórica, iniciada em 2011; e está 12 pontos percentuais abaixo do nível registrado no mesmo período de 2019. Os estoques também ficaram abaixo da média e apresentaram redução.

Pelas análises da CNI, os empresários continuam projetando queda de demanda, exportações, compras de matérias-primas e número de empregados nos próximos seis meses. Mas o pessimismo diminuiu. Em meio à crise, os setores de biocombustíveis, produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal e produtos farmacêuticos apresentaram aumento de produção em maio.

Já os setores de couros, calçados, vestuário e acessórios continuam com o pior desempenho, apresentando quedas mais acentuadas da produção e do número de empregados.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax