Destaques

Fique Ligado: os dançarinos de Brasília

Quem é de Brasília já percebe a cidade se mexendo de um jeito diferente essa época do ano… Quem não é, vai saber agora que, na história da capital federal, não faltou gente pra bailar – e assim foram criados grandes nomes nessa arte: a arte de dançar.
Esta coluna apresenta, até 21 de abril, aniversário de Brasília, 60 motivos culturais para amar a capital federal.
48 – Gisele Santoro
Jovenzinha, beeem jovem, ela foi convidada a dançar na inauguração de Brasília. Mais tarde se casou com outro pilar cultural da cidade, o maestro Claudio Santoro. E ele concebeu o Teatro Nacional que hoje leva seu nome. Ela, o Centro de Dança do DF, bem próximo. O espaço foi reinaugurado há dois anos (depois de cinco fechado – bem como o Teatro Nacional, que assim segue há oito) e é ambiente de formação pra centenas de dançarinos. Também foi ela quem criou o Seminário Internacional de Dança de Brasilia, que ocorre há 30 anos e já premiou dezenas de bailarinos com bolsas de estudo em escolas clássicas da Europa.

A coreógrafa e musicista Gisele Santoro – Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil

47 – Jorge Marino
Um senhor de 76 anos com alma de criança pré-escolar, Jorge Marino é aquele que mostrou que um pouco de Pernambuco pode ser em Brasília, claro, por que não? Afinal somos a terra do bloquinho de carnaval que é filho do Galo da Madrugada, o Galinho de Brasília… Jorge Marino ensinou à cidade que pode até chamar seus pequenos viadutos de tesourinhas, mas que tesourinha também é um passo fundamental pra quem quer de fato fazer folia no carnaval. Gaúcho de Rosário do Sul, em 1985 fundou o Grupo Folclórico Passistas de Brasília, para difundir o frevo de rua e danças populares como o xaxado, o coco de roda e a ciranda pelo Planalto Central. Isso depois de quase uma década vivendo em Pernambuco, onde graduou-se mestre pela chancela do já falecido mestre Nascimento do Passo. Hoje coordena o Centro de Cultura Popular Brasileira (CePoP) e não arreda o pé da capital para brincar o carnaval…

Jorge Marino fundou o Grupo Folclórico Passistas de Brasília – Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

46 – Giovane Aguiar
Vamos agora para a turma do contemporâneo. Tem na lista? Tem, sim, senhores e senhoras. Este é o cara do contato-improvisação, este estilo de dança tão século 21, mas não só do contato improvisação… De tudo o que é estilo desse tempo em que é difícil classificar direito o que é que a pessoa está dançando. Giovane Aguiar foi dono da Usina Centro de Dança, que fechou em 2017, mas que deixou um legado imenso. Como realizador, foi ele o fundador do Festival Internacional da Novadança, em 1996.

Giovane Aguiar foi dono da Usina Centro de Dança – Acervo pessoal

45 – B.boy Papel
E vamos pra esse celeiro cultural chamado carinhosamente de Ceilondres, que é do lado de Taguaiorque. Ceilândia, minha gente! Ceilândia e seu hip hop, que quem acha que é sinônimo de rap, se enganou… Hip hop é ritmo (rap), é dança (break) e é grafite. E aí entra o B.boy Papel. Nascido Alan Moreira criado na terrinha, ele dança há 22 anos, desde criança, e já representou o Brasil na Suíça e na Alemanha.
É claro que faltou gente… Muuuita gente nessa lista! Entre Lívias Bennets, Normas Lílias, Julianas Drummonds, Claudes Debussys e Clemilsons Rodrigues, Brasília vai dançando, bailando. Entre passos e compassos!
*Morillo Carvalho apresenta o programa Fique Ligado

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax