Destaques

Pandemia afetou setor de aviação como nenhuma outra crise, afirma associação

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) afirmou nesta quinta-feira, em coletiva à imprensa, que a pandemia do coronavírus afetou o setor de aviação de maneira global, como nenhuma outra crise havia afetado. 

A América Latina vinha crescendo por 16 anos de forma consecutiva e, em 2019, transportou mais de 300 milhões de passageiros. O mercado doméstico havia registrado crescimento de 6,6% na América Latina, sendo 3% no Brasil, em fevereiro deste ano.

Em março, por causa do coronavírus, o setor registrou uma redução de 21% do mercado doméstico e 29% do internacional, com o número de passageiros caindo de 38 milhões, em março de 2019, para 28 milhões, em 2020. A perda da receita pode alcançar US$ 18 bilhões. 

A crise afeta diretamente o setor dO turismo, que no Brasil movimenta 8% do PIB, gerando cerca de 7 milhões de empregos. Em toda a América Latina, o setor gera 19 milhões de ocupações. E em abril, os números tendem a piorar, já que a maior parte dos países estão praticando o isolamento. O diretor-executivo da ALTA, o brasileiro Luís Felipe de Oliveira, fala sobre a importância do setor no país.

“O Brasil foi um dos primeiros países que reagiu à crise de maneira um pouco mais efetiva, até pela importância que a aviação tem no país. O Brasil representa hoje 40% do mercado de toda a região, e é um dos maiores mercados domésticos do mundo, com expectativa de crescimento enorme”. 

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo propõe uma série de medidas para os governos apoiarem o setor, como a flexibilização de direitos trabalhistas, suspensão de taxas e impostos, e linhas de crédito para socorro às companhias. Luís Felipe de Oliveira afirma que o governo brasileiro já tomou algumas medidas para ajudar o setor.

O governo federal editou uma Medida Provisória em março para socorrer as empresas. A medida amplia prazos para pagamento de impostos até dezembro de 2020, além de permitir o cancelamento das passagens com a transformação do valor em crédito, e ampliando o ressarcimento das passagens para um ano.

A Associação considera que a recuperação do setor será lenta, e que o crescimento deve começar a ser retomado apenas em 2022, e estima que, se os governos dos países não apoiarem o setor, as empresas só terão caixa para sobreviver por mais oito meses.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax