Destaques

Açougue Cultural: saiba como Brasília tem uma loja de carnes que é também biblioteca

Nesta série de reportagens, apresentamos a você grandes personagens que representam diferentes segmentos artísticos e fazem parte da história de Brasília. O nome que escolhemos para esta é o de Luiz Amorim.

Profissionalmente ele não canta, não escreve livros, nem faz poesias. Mas produz grandes eventos, que arrastam multidões até o comércio local da 312/313 Norte. Luiz Amorim é açougueiro. Trabalhou 15 anos no ramo até que, em 1994, comprou o açougue na 312 Norte e deu início ao projeto do Açougue Cultural T-Bone.
Com a boa aceitação da biblioteca dentro do açougue, o projeto cresceu e ganhou as ruas. Ou melhor, as paradas de ônibus da Avenida W3 Norte. Todos os dias, uma Kombi circula pela via para distribuir e reorganizar os livros nas estantes. É uma biblioteca gratuita, disponível durante 24 horas e sem burocracia.
Dentro dos baús, de mão em mão, circulam cerca de 200 mil livros todos os anos, sem a necessidade de fazer cadastro ou cumprir prazo para devolver. O reconhecimento pelo trabalho fez surgir projetos semelhantes e ainda rendeu uma participação no revezamento da Tocha Olímpica.
Com o sucesso do açougue cultural, veio a ideia de organizar as Noites Culturais. Luiz Amorim conta que, desde 1997, uma ou duas vezes por ano a comercial da 312 Norte fecha para o show de algum grande artista nacional.

Além da biblioteca e das noites culturais, o Açougue T-Bone também organiza a Bienal da Poesia de Brasília e, a cada quatro anos, é passagem obrigatória para os candidatos ao cargo de governador do Distrito Federal, que participam de debates com o público.

Amanhã a gente sobe ao palco para falar sobre teatro. 

* Com produção de Renato Lima
** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax