Observatório

Agrishow: Turismo aposta em produtores rurais das rotas gastronômicas

Lucimara Augusto, da Danega Conservas e Temperos, está entre os 23 produtores que estarão na Agrishow

A maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, a Agrishow, conta este ano com a presença inédita da primeira assistente virtual inteligente do turismo de São Paulo, a LIA, que ajuda os visitantes a decidir o seu próximo destino de viagem. A Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) também lança o Mapa de Turismo Rural e apresenta ao público a possibilidade de degustar queijos, doces, cafés, entre outras iguarias, de 23 produtores que integram a rica culinária regional das 10 rotas gastronômicas do estado de São Paulo.  Além disso, a Setur-SP transfere seu gabinete, durante toda a semana, para a Agrishow para atender prefeitos e representantes dos municípios da região.

As novidades estarão expostas no Pavilhão de Artesanais e Agroturismo, em um espaço de 1.600 m², uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Uma das salas será dedicada ao crédito turístico, iniciativa do programa Creditur SP, com R$ 4 bilhões em linhas especiais para o setor. No espaço da Setur-SP ainda será possível ter acesso a uma cartilha com orientações de turismo rural e gastronômico e, no auditório, será exibido em telão um vídeo promocional sobre os produtores paulistas do Programa Sabor de SP, o mais completo programa de valorização da culinária regional do país.

Durante o período da feira, uma carreta posicionada ao lado do pavilhão atende presencialmente demandas das prefeituras locais. “É uma grande oportunidade de mostrar a força do turismo rural para o Estado de SP, um segmento que cresce cerca de 30% ao ano e leva desenvolvimento sustentável para o interior”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), a feira deve gerar uma movimentação financeira de R$ 621 milhões na região de Ribeirão Preto, e atrair mais de 200 mil visitantes.

Os destinos rurais estão entre os mais procurados pelos viajantes em São Paulo e no Brasil, segundo o Sebrae. O Estado tem mais de 1,2 mil propriedades rurais cadastradas para visitação. Entre elas, representantes da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-do-queijo), que oferece experiências abertas ao público, como a visita a processos de produção artesanal e caves, ordenha e maturação de queijos, piqueniques, cafés coloniais, almoços com sabores típicos regionais.

Quem visita a Agrishow poderá experimentar, todos os dias, pratos típicos de restaurantes que integram as rotas gastronômicas de São Paulo. Entre eles, a costela na manteiga com purê de mandioca, do Sítio Coloninha I, localizado município de São Pedro; uma moqueca de palmito, do Manjuba & CIA, de Ilha Comprida, no Vale do Ribeira; uma paella vegana, do Mirabile Restaurante, localizado em Mococa, leste paulista; e uma moqueca de pintado, do Pesqueiro SanMurai, de Murutinga do Sul, noroeste do Estado.

Com grande apelo rural, cultural e gastronômico, Ribeirão Preto é a maior cidade da região turística Raízes do Campo e fica próxima de municípios muito visitados, como Brodowsky, berço do pintor modernista Portinari; Mococa, que preserva a arquitetura do ciclo do café; e Guariba, famosa pela tradição caipira das cavalgadas.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax