Destaques

Rio de Janeiro faz caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Uma grande mobilização em mais de 20 cidades no país e no exterior, aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro neste domingo.

A Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres reuniu mais de 300 mulheres no Aterro do Flamengo, na zona sul da capital.

A iniciativa é organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil para protestar contra os assustadores índices de violência contra mulheres.

Os participantes são convidados a vestir a cor laranja, que é a cor da causa proclamada pela ONU, Organização das Nações Unidas.

A empresária Luiza Brunet foi vítima de violência doméstica em 2016 e se tornou ativista da causa depois de ser insultada por mulheres nas redes sociais quando decidiu processar o ex-companheiro pelo ocorrido.

Sonora:

Outra mulher que decidiu ir à luta na busca de seus direitos é a atriz Cristiane Machado.

O caso dela ganhou repercussão nacional em novembro do ano passado, quando seu então marido, o diplomata Sérgio Schiller a agrediu dentro de casa e ela gravou as agressões, Cristiane é a primeira mulher a ter um aparelho pager ligado à tornozeleira do agressor, que está preso.

Sonora:

Cartazes de protesto e números traduzem a urgência da mobilização. Em 2017, houve um crescimento de trinta por cento no número de mulheres assassinadas no país se comparado ao ano de 2007.

No mesmo período, o estado do Rio de Janeiro registrou redução de 3,6 por cento nestas mortes.

Porém o mesmo não acontece no caso de mulheres negras.

De 2007 a 2017, houve um aumento de mais de vinte por cento em feminicídios envolvendo mulheres da etnia no estado.

A Caminhada pelo fim da Violência faz parte da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

No Brasil, a movimentação dura 21 dias porque começa em 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra.

Essa antecipação da campanha no Brasil é porque as mulheres negras são as maiores vítimas da violência no país, com sessenta e seis por cento das ocorrências.

A iniciativa termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No exterior a movimentação começa no dia 25 de novembro.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax