Destaques

MJSP lança selo pelos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor

Foi lançado hoje (18) o selo postal que comemora os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A homenagem é fruto da parceria da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) com a Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil e os Correios.
Criado para resguardar direitos para os clientes brasileiros, o Código de Defesa do Consumidor lista responsabilidades e deveres para empresários e prestadores de serviços em relação aos clientes, considerados como “parte frágil” na relação com os fornecedores.
“O selo comemora o aniversário e a importância dos 30 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor. O CDC foi publicado em 11 de setembro de 1990 e é uma das legislações mais completas do mundo. Trata-se de importante marco no Brasil para a difusão da cultura de defesa do consumidor e dos mecanismos de proteção que merece ser comemorada nestes 30 anos”, informa Juliana Domingues, secretária Nacional do Consumidor.

O CDC esclarece as responsabilidades nas relações de consumo e informa as partes envolvidas no comércio de suas atribuições. Para os consumidores, o código também cria proteções contra publicidade falsa, abusiva ou enganosa. O Código de Defesa do Consumidor deve estar disponível e de fácil acesso para os clientes em estabelecimentos comerciais, que devem observar os fundamentos da lei.
O CDC também institui o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que envolve os Procons, os Ministérios Públicos, as Defensorias Públicas e delegacias de polícia.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax