Executivo

Prefeitura avança em obras de infraestrutura

Marco Borba
Secom/Osasco

Promover o bem-estar social de uma cidade requer investimentos, e o bom momento econômico vivenciado por Osasco nos últimos anos (a cidade figura hoje como a segunda maior economia do Estado e a sétima do país) tem permitido à Administração Municipal promover melhorias em diversas frentes com obras de infraestrutura urbana.

Por onde quer que se ande na cidade, com um olhar mais atento é possível perceber alguma obra da Prefeitura em andamento ou recém-concluída. No Jardim Bonança, por exemplo, a Secretaria de Habitação entregou as obras de contenção de encostas (em forma de escadas hidráulicas) e drenagem das águas pluviais (chuva), além da recomposição asfáltica da Rua Campos do Jordão.

As vielas Peroba do Campo e Linda Batista (Rua General Camargo), no Morro do Socó, além da contenção de encostas e drenagem, também receberam pavimentação asfáltica.

Em maio do ano passado, a prefeitura entregou no bairro a primeira Unidade Básica de Saúde, denominada Eliomar Reis de Oliveira (Rua Gilson Nardoni Rodrigues, 147).

Esse conjunto de investimentos (obras de contenção de encostas e promoção da saúde pública) demonstra que a cidade tem evoluído não só no campo econômico, mas também social.

Combate às enchentes

As ações de combate às enchentes também estiveram no radar da Prefeitura de Osasco nos últimos anos. Além da canalização do Braço Morto do Rio Tietê (obra já concluída) na divisa entre o Jardim Rochdale, Canaã e Aliança, a Prefeitura está prestes a concluir as obras de captação das águas de chuva na bacia do Jardim Quitaúna, e assim acabar com os alagamentos no bairro.

As intervenções incluem as ruas Maestro Vahakn Minassian, Alzira Peres, Floriano Peixoto, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Luiz Henrique de Oliveira e General Florêncio.

Na canalização, a prefeitura está substituindo aduelas estreitas (1m de largura x 1m de altura) por outras mais largas e mais altas (3m de largura x 1,5m de altura), o que facilita o escoamento da água. Ao todo, a obra de canalização – instalação das aduelas mais amplas e novas tubulações de bocas de lobo – terá 2.754 metros.

Para distribuir melhor o fluxo de água vinda de bairros vizinhos, como Alto do Farol e Cidade das Flores, situados em partes mais altas, e que correm em direção a Quitaúna, a Secretaria de Obras aumentou a quantidade de bocas de lobo do trecho entre a Rua Marechal Edgard de Oliveira, na parte alta do Jardim Pestana, até a Rua Leonil Crê Bortolosso, posicionada paralelamente ao Ribeirão Carapicuíba, na divisa com o município vizinho.

No Jardim Helena Maria, na zona Norte, a Prefeitura também realiza obras de canalização do Córrego Rico. O canal tem 2.780 metros de extensão, dos quais 1.500 já estão canalizados. A previsão é de que os 1.200 restantes, correspondentes aos três trechos de obras, sejam finalizados até o fim deste ano.

O primeiro trecho vai da Rua José Benedito Regina (em frente ao velório do Helena Maria) até a Rua José Lourenço Filho. O segundo, entre a Avenida Presidente Costa e Silva e a Rua Guido Portumati (atrás do supermercado Extra), e o terceiro, da Rua Graciela Flores Piteri até o Braço Morto do Rio Tietê (trecho já canalizado), entre a divisa do Jardim Aliança com o Jardim Rochdale.

Os trechos passarão por aprofundamento do leito do córrego e receberão, em alguns pontos, aduelas de 3,5 metros de largura por 2 metros de altura para o escoamento das águas de chuva. A obra é realizada pela Jofege Pavimentação e Construção.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax