Destaques

Com queda na arrecadação em março, Receita diz que impacto da pandemia ainda não foi sentido

Os impostos arrecadados pela Receita Federal e outros órgãos da União apresentaram uma queda de 3,32% em valores reais, descontada a inflação, em março deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Com isso, foram arrecadados em impostos federais no mês passado mais de R$109,7 bilhões. É o menor valor desde 2010.

Já no acumulado de janeiro a março, houve um crescimento na arrecadação de impostos de 0,21% se comparado com o mesmo período de 2019.

A Receita Federal afirma que a queda em março se deve ao aumento das compensações tributárias, ou seja, a créditos que empresas têm direito em relação ao Fisco, que subiu em 53% no mês passado.

O chefe do Centro de Estudos Tributários da Receita, Claudemir Malaquias, avalia que as empresas decidiram recolher os créditos tributários que tinham direito diante da ameaça da crise do novo coronavírus.

Para a Receita, os efeitos econômicos do isolamento social ainda não foram sentidos na arrecadação de março, já que a maioria dos tributos é referente a atividade econômica de fevereiro.

Os impactos da pandemia na arrecadação, segundo o Fisco, serão percebidos no próximo mês quando forem analisar os dados de abril. A estimativa é de uma redução de aproximadamente R$72 bilhões na arrecadação dos próximos meses.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax