Destaques

Universidade do Mar promove desenvolvimento sócio ambiental da Baía da Guanabara

Iniciativa de universidades públicas e particulares, associações de pescadores e movimentos sociais, a Universidade do Mar, vai reunir pesquisadores e trabalhadores na ampliação dos conhecimentos e no desenvolvimento sócio ambiental da Baia de Guanabara.

O campus avançado será o arquipélago de Paquetá, que inclui também a Ilha de Brocoió, no fundo da Baía de Guanabara.

O projeto, lançado nesta sexta-feira, durante a Festa Literária de Paquetá, a Flipa, já conta com 23 departamentos e laboratórios de universidades, além de outras instituições apoiadoras como a Fiocruz e é capitaneado pela Associação de Moradores de Paquetá, a Morena, o movimento Baía Viva e a Faculdade de Oceanografia da Uerj.

O ambientalista Sergio Ricardo, do Movimento Baía Viva, explica que o projeto surgiu também para reparar um gargalo que existe entre a produção acadêmica e as políticas públicas para a Baia de Guanabara.

Os pesquisadores querem aproveitar instalações públicas que já existem em Paquetá, algumas em situação de abandono, como o Solar Del Rei, e o próprio Palácio Brocoió, que pertence ao governo do estado e é pouco conhecido até mesmo da população do Rio de Janeiro.

Sergio acrescenta que a ideia é que a universidade do Mar aporte também para a formação de trabalhadores locais e contribua para o desenvolvimento de outra vocação do Rio, o turismo sócio-ambiental.

As organizações que idealizaram o projeto defendem que a Universidade do Mar seja vinculada à Uerj, que já tem expertise na área por meio da Faculdade de Oceanografia.

A iniciativa busca também recursos para as atividades. Além dos projetos de extensão das universidades, uma possibilidade, em diálogo com o Ministério Público do Estado do Rio, é a destinação dos valores resultantes de Termos de Ajustamento de Conduta de grandes empreendimentos para a Universidade do Mar.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax