Destaques

Organização Mundial da Saúde aprova uso emergencial da CoronaVac

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, nesta terça-feira (01), o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.
Durante o anúncio, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que a CoronaVac foi incluída na lista de vacinas para uso emergencial no contexto da pandemia por atender aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação. Além disso, Adhanom ressaltou que o imunizante possui requisitos simples de armazenamento, o que o torna adequado para locais com poucos recursos.
A aprovação permite que a CoronaVac seja incluída no consórcio internacional Covax Facility, que organiza a produção e distribuição de vacinas para os países que fazem parte da articulação, como é o caso do Brasil. O objetivo da aliança é garantir acesso mais igualitário às vacinas ao redor do mundo. 
A CoronaVac é a sexta vacina aprovada pela OMS para uso emergencial e uma das três que estão sendo usadas no Brasil; as outras são da AstraZeneca e da Pfizer.
De acordo com o Instituto Butantan, mais de 47 milhões de doses da CoronaVac já foram encaminhadas ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
O grupo de especialistas em imunização da OMS recomenda a CoronaVac para uso em adultos de 18 anos ou mais, com duas doses, em um intervalo de duas a quatro semanas.
A Organização Mundial da Saúde informou que a vacina preveniu a doença sintomática em 51% dos vacinados e os casos graves e hospitalização por covid-19 em 100% da população estudada.   
Nesta semana, o Butantan divulgou os primeiros resultados do estudo clínico do Projeto S, realizado pelo instituto por meio da vacinação da população do município de Serrana, interior de São Paulo. A vacinação na cidade com a CoronaVac fez os casos sintomáticos de covid-19 despencarem 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95%.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax