Destaques

Covid-19: SP tem queda de 1% de óbitos na 33ª Semana Epidemiológica

Na semana passada, o estado de São Paulo apresentou queda de 1% no número de mortes provocadas pelo novo coronavírus. O período corresponde à 33ª Semana Epidemiológica (de 9 a 15 de agosto),
Nesta última semana, ocorreram 1.764 mortes em todo o estado, média de 252 mortes por dia. Na semana anterior, correspondente à 32ª Semana Epidemiológica, ocorreram 1.780 mortes, o que equivale a uma média móvel de 254 mortes por dia. A média móvel é calculada somando todos os casos ocorridos durante a semana e dividindo-os pela quantidade de dias.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que a queda poderia ter sido ainda maior no estado se não tivesse ocorrido uma mudança na metodologia feita pelo Ministério da Saúde, que passou a computar casos antigos de covid-19. Desde o final de julho, o Ministério da Saúde passou a permitir que casos com diagnóstico por imagem (tomografia) e de análise clínica sejam também computados, além dos diagnosticados com testes específicos.
Após a mudança na metodologia, foram inseridas 221 mortes nas estatísticas estaduais. De acordo com o órgão estadual, sem essa inserção, o índice do estado poderia evidenciar o controle da pandemia no estado. A secretaria informou ainda que, se o registro de mortes que estava represado não tivesse sido contabilizado, a média móvel noo estado estaria em torno de 220 mortes por dia, semelhante ao que foi observado nas duas primeiras semanas de junho.
A queda de óbitos foi motivada principalmente pela redução de 4% na região metropolitana e de 5% na Baixada Santista e no interior. A capital paulista, no entanto, que vinha registrando quedas sucessivas de óbitos, apresentou, na semana passada, um aumento de 8,8%, segundo o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo. Isso ocorreu, segundo o Centro, principalmente devido à nova metodologia, que incluiu 76 mortes ocorridas anteriormente aos dados computados pela capital na semana passada.

O número de casos confirmados, no entanto, apresentou aumento na última semana epidemiológica. Foram contabilizados 75.799 casos de covid-19 no período, média de 10.828 por dia, a maior média já contabilizada desde o início da pandemia.
Na semana anterior, correspondente à 32ª Semana Epidemiológica, foram registrados 69.413 novos casos, média de 9.916 casos por dia. O governo paulista tem creditado o aumento no número de casos a uma maior quantidade de testes realizados.
Já a média diária de internações no estado foi de 1.658 por dia na última semana, comparável ao que foi observado na 22ª Semana Epidemiológica (entre 24 e 30 de maio).
Até este momento, o estado contabiliza 702.665 casos confirmados, com 26.899 mortes.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax