Destaques

Câmara aprova MP que autoriza barreiras sanitárias em áreas indígenas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (27), a medida provisória que autoriza a Fundação Nacional do Índio (Funai) a montar barreiras sanitárias em áreas indígenas. O objetivo é proteger essas populações do contágio pelo novo coronavírus, por meio de pessoas externas ou mercadorias. Para isso, o controle deve ser feito por servidores do governo federal ou militares, remunerados com diárias da Funai.
No debate em plenário, parlamentares fizeram críticas ao texto, mesmo concordando que a medida é importante. A deputada federal indígena, Joenia Wapichana, da Rede, votou contra a MP. Segundo ela, os indígenas não foram consultados e o texto não contempla todas as necessidades da população. Um dos pontos criticados por ela, é o pagamento de diárias a servidores.
Por outro lado, a medida provisória foi defendida, devido à urgência do tempo, mesmo com ressalvas no texto. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, do PP, defendeu a aprovação da MP e se comprometeu a aprofundar o debate, em um projeto de lei.
Uma medida provisória semelhante vigorou até o fim de 2020. Depois, outra MP passou a valer em 1º de fevereiro. Por se tratar de medida provisória, a validade máxima é de 120 dias e, por isso, a de fevereiro está prestes a vencer.
A MP em questão foi editada pelo executivo federal, depois que o Supremo Tribunal Federal eterminou, em julho do ano passado, que o governo adotasse uma série de medidas de proteção à população indígena, contra a covid-19.
Na ocasião, foi determinado que as comunidades participassem do planejamento de ações para conter invasores, criar barreiras sanitárias e para conter e monitorar a covid-19 nas comunidades. A decisão do STF foi resultado de uma ação movida por seis partidos políticos, junto com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que aponta para mais de mil indígenas mortos por covid-19, até o momento.
De acordo com o Ministério da Saúde, até essa quarta-feira (26), 690 indígenas já morreram por covid-19, desde o início da pandemia. Agora aprovada, a MP, que tramita como um projeto de lei, segue para análise no Senado.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax