Destaques

Amazônia tem 1 milhão de pessoas sem energia, aponta ONG; governo investe no local

Nos grandes centros urbanos é cada vez maior a demanda por eletricidade para acompanhar o desenvolvimento das cidades e o crescimento das soluções tecnológicas. Enquanto isso, na Amazônia Legal, 1 milhão de brasileiros não têm energia elétrica. No Acre, por exemplo, 10% da população têm acesso a esse serviço.

Breves, no Pará, é o município da região amazônica com o pior índice: metade dos moradores vive sem luz.

Os dados fazem parte de um estudo do Iema, o Instituto de Energia e Meio Ambiente, e foram apresentados, nesta terça-feira (26), durante audiência da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A organização não governamental utilizou dados georreferenciados para fazer a análise e aponta onde estão os principais excluídos elétricos: 19% vivem em terras indígenas, 22% moram em unidades de conservação e 10% são assentados rurais.

Entre as soluções para o problema, o consultor do Iema Pedro Bara destaca políticas específicas e o uso de tecnologias apropriadas para os diferentes locais.

O coordenador-geral de Desenvolvimento de Políticas Sociais do Ministério de Minas e Energia, Paulo Cerqueira, participou da audiência na Câmara. Ele falou das metas do governo federal para o setor a partir do próximo ano.

O representante do Ministério de Minas e Energia afirmou que 72 mil famílias que moram nas regiões remotas da Amazônia deverão ser atendidas por meio de fontes alternativas, como a energia solar.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax