Destaques

Aplicativo pretende auxiliar no manejo sustentável da pesca

Um aplicativo de rastreamento de peixes pode ser um aliado no manejo sustentável da pesca e na conservação da biodiversidade na Amazônia. Batizada de Ictio, que vem de peixes em latim, a ferramenta é resultado de uma parceria entre instituições nacionais e estrangeiras. A Universidade Federal de Rondônia é uma delas. A professora Carolina Dória explica que a coleta de informações para o aplicativo tem a colaboração de pescadores como cientistas-cidadão.
A pesquisadora Carolina Dória, do Laboratório de Ictiologia e Pesca, destaca que com essa nova tecnologia, vai ser possível levantar informações sobre a migração desses animais em diferentes pontos da Bacia Amazônica.
A lista tem 21 espécies. Os dados coletados serão disponibilizados para os colaboradores da Rede Ciência Cidadã na Amazônia, que conta com a participação de organizações que trabalham com comunidades ribeirinhas.
A professora Carolina Dória reforça que as informações geradas pelo aplicativo serão utilizadas apenas para a pesquisa.
Em Rondônia, o número de voluntários ainda é pequeno. A expectativa é chegar a cem participantes no estado até o final do ano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax