Destaques

Postos médicos atendem a 491 pessoas no Sambódromo do Rio

Os sete postos médicos pré-hospitalares, montados pela Secretaria Municipal de Saúde no Sambódromo do Rio, atenderam, na primeira noite de desfiles do Grupo Especial, a 491 pessoas. Os atendimentos foram feitos entre a noite de domingo (23) e a manhã desta segunda-feira (24). Vinte e um pacientes precisaram ser transferidos para unidades da rede pública, informou a secretaria.
Nas três noites de desfiles na Marquês de Sapucaí, os postos médicos registraram 967 atendimentos e 46 remoções. Os números superam os registrados no carnaval de 2019, quando foram realizados, de sexta a domingo, 826 atendimentos e 37 remoções. Traumas ortopédicos, intoxicação alcoólica e mal-estar foram as principais queixas das pessoas atendidas.
No posto de vacinação contra o sarampo, que funciona no setor 7, no estande da Vigilância Sanitária, 194 pessoas foram vacinadas. No total, 301 pessoas já receberam a vacina, de sábado (segunda noite da Série A) para domingo. Nesta segunda-feira (24), o posto de vacinação funcionará das 17h às 23h.
Os postos médicos estão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão). Ao todo, os postos contam com 32 leitos, sendo oito de suporte avançado e 145 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e equipe de operação e coordenação, em turnos de plantões. Em cada dia, o plantão dispõe, em média, de 30 médicos, 17 enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem. Os postos funcionam das 18h30 até a dispersão total de público. A exceção é o desfile das escolas de samba mirins, que acontecerá amanhã (25), a partir das 17h, quando os postos começarão a funcionar mais cedo.

A Secretaria Municipal de Saúde também tem postos de atendimento médico montados nas principais áreas de desfiles de blocos de rua, com ações de vacinação contra o sarampo. Ontem (23), domingo de carnaval, os postos médicos que atendem aos blocos de rua em Ipanema e Copacabana, na zona Sul, e no Largo da Carioca e Praça Ana Amélia, no centro da cidade, registraram 136 atendimentos, com seis pessoas sendo transferidas para unidades da rede pública.
Os três postos onde os foliões podem se vacinar contra o sarampo estão montados na Praça General Osório, em Ipanema, na Praça Antero de Quental, no Leblon, e na estação Jardim Oceânico do metrô, na Saída Mar, na Barra da Tijuca. Nesse domingo (23), 607 pessoas foram vacinadas contra a doença, sendo 294 em Ipanema, 210 no Leblon e 103 na Barra da Tijuca.
A secretaria atua também, durante todo o período de carnaval, com assistência no Sambódromo, além de ações de prevenção, como orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis e aids e distribuição de preservativos. O trabalho é feito por técnicos da Vigilância Sanitária.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax