Destaques

Liberação de pesca no MT como o Dourado e Piraíba é fake news

Continua proibida a pesca das espécies Dourado e Piraíba em Mato Grosso, durante todo o ano.

O alerta feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente visa informar os pescadores e turistas que estão recebendo falsas mensagens de que a pesca dessas espécies no estado estaria liberada.

A proibição da captura do Dourado e da Piraíba em Mato Grosso está prevista em lei estadual e segue durante todo o ano, mesmo após o período de defeso, que termina em 31 de janeiro no estado.

A secretária executiva do Conselho Estadual de Pesca, Gabriela Priante, explica que o defeso vale para outras espécies de peixes.

Um projeto de lei para rever a proibição da pesca do dourado e da piraíba está em debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A proposta tem o intuito de estabelecer regras para a exploração sustentável da pesca no estado, com objetivo de recuperar o estoque pesqueiro e fomentar a pesca esportiva.

Gabriela Priante afirma que o conselho defende que a lei que determina a proibição de pesca tenha embasamento científico, para não atrapalhar a cadeia alimentar dos peixes. Ela também explica que na visão do conselho qualquer tipo de proibição deveria ser prevista em resoluções e não em leis.

Durante o período defeso é permitida apenas a pesca de subsistência que é aquela praticada por populações ribeirinhas, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente recebe denúncia de pesca predatória e outros crimes ambientais pela Ouvidoria, nas unidades regionais, ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax