Destaques

Ministro da Justiça pede investigação da PF com base na Lei de Segurança Nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, usou a conta pessoal dele no twitter para informar que vai solicitar à Polícia Federal que apure, com base na Lei de Segurança Nacional, a publicação de um artigo jornalístico, com o título: “Porque torço para que o presidente Bolsonaro morra”.

O texto, que aproveita o fato de o presidente ter testado positivo para Covid, coloca as posições do autor a respeito dos motivos dele para acreditar que o Brasil seria um país melhor se Bolsonaro fosse a óbito.

No Twitter, o ministro André Mendonça disse que a liberdade de expressão e de imprensa são direitos fundamentais, mas não são absolutos e têm limites. As denúncias de Mendonça seriam com base nos artigos 31 e 26 da Lei de Segurança Nacional, que conferem ao Ministro da Justiça o poder de pedir à Polícia Federal a instauração de inquérito.

Os artigos estipulam  – pena de 1 a 4 anos de prisão – para quem caluniar ou difamar os presidentes da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, atribuindo a eles um crime ou fato que ofenda a reputação dessas pessoas.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, também se manifestou sobre o caso. Em nota, ele defendeu que as liberdades de expressão e de imprensa andem sempre juntas. Fábio declarou ainda que o artigo é um ataque claro à instituição da Presidência da República e concluiu dizendo que a pacificação deve vir de todos os lados.

Com informações da André Richter, da Agência Brasil.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax