Legislativo

Importância de campanhas de prevenção ao suicídio é ressaltada na Câmara de Osasco

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Milgliorini.

Setembro é o mês da campanha de prevenção ao suicídio. No dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, quando são ampliados os debates sobre o tema, que é constantemente abordado na Câmara de Osasco.

Durante a 49ª Sessão Ordinária, realizada na tarde desta terça-feira (12), os parlamentares osasquenses voltaram a debater o assunto. Foi ressaltada a importância de reforçar e fortalecer campanhas e políticas públicas que auxiliem na prevenção do suicídio e, também, que promovam assistência às pessoas com necessidades de tratamento em saúde mental.

“Depressão e suicídio não são problemas individuais, são problemas coletivos. Precisamos falar sobre isso. Porque são causados também por problemas sociais, como o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19. Nossa sociedade tem provocado problemas que causam sofrimento, como insegurança alimentar, machismo, LGBTFobia e que geram problemas de saúde mental”, ressaltou Juliana da AtivOz (PSOL). Segundo ela, os jovens negros têm até 40% a mais possibilidades de cometer suicídio, conforme já indicou um levantamento realizado, há alguns anos, pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de Brasília (UnB).

A vereadora também falou sobre a necessidade de priorizar e valorizar os servidores da Saúde que atuam na área, bem como dar assistência para famílias em situação de vulnerabilidade e promover condições de acesso à cultura, esporte e lazer.

Lúcia da Saúde (Podemos), autora da Lei nº 4924/2018 (Lei Lucas Camargo de Britto). Ela dispõe sobre a depressão infanto-juvenil e institui em Osasco a Semana de Prevenção à Depressão (17 a 23 de março). A vereadora falou sobre a necessidade de se prestar atenção aos sinais de problemas com a saúde mental.

“Devemos ter prevenção de verdade. Precisamos ter pessoas especialistas para tratar problemas com a saúde mental, com unidades de saúde, acesso ao lazer, à cultura. Precisamos orientar as famílias para perceber sinais que indicam depressão”, alertou a vereadora. “É preciso, a cada dia e a cada momento, levantar essa bandeira”, concluiu Lúcia da Saúde.

MULTIMÍDIA ► 49ª Sessão Ordinária | FOTOS | VÍDEO

Importância de campanhas de prevenção ao suicídio é ressaltada na Câmara de Osasco

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax