Destaques

Cinco plantas amazônicas devem entrar para lista de fitoterápicos do SUS até 2022

Até 2022, cinco plantas amazônicas devem integrar a lista de fitoterápicos do SUS.

O programa Rotas da Biodiversidade no Amazonas busca incentivar cadeias produtivas do estado e promover o desenvolvimento regional com a estruturação de produtos como fitoterápicos, fitofármacos e biocosméticos.

Diversas oficinas estão sendo realizadas pelo comitê gestor do programa, a fim de identificar insumos para que as plantas medicinais sejam ofertadas na rede pública de saúde amazonense.

A pesquisadora Fabiana Frickmann, do Departamento da Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas é gestora da Redesfito da Fundação Osvaldo Cruz no estado e integra o Comitê.

Ela explica que os estudos prévios buscam identificar cadeias produtivas consistentes para que a oferta de fitoterápicos aos SUS seja consolidada e sustentável.

No Amazonas, o programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, mas integra uma iniciativa maior, do Ministério do Desenvolvimento Regional, chamado “Rotas de Integração Nacional”

Ao todo, o programa do Governo Federal, reúne 42 unidades instaladas em todas as regiões do Brasil.

São 10 tipos de rotas em atuação, entre elas a do Açaí; do Cacau; da Fruticultura; e do Mel.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax