Destaques

Operação Xeque Mate desarticula esquema de furto e venda de veículos no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira (02), a Operação Xeque-Mate para desarticular uma organização criminosa envolvida em um esquema de furto e revenda de veículos. Foram cumpridos três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Samambaia e Águas Lindas de Goiás.

A ação é um desdobramento da operação Xeque-Mate I, ocorrida em abril deste ano, que prendeu dois homens. As investigações apontam que os criminosos conseguiram hackear o sistema informatizado do Detran-DF e com isso habilitar senhas inativas de servidores.

Com essas senhas, os suspeitos conseguiam ter amplo acesso ao sistema e retirar as restrições dos veículos de interesse da quadrilha. Depois, obtinham procurações falsas em cartórios da Bahia e conseguiam, no Detran do DF, a segunda via do DUT dos veículos roubados ou furtados.

Com os veículos sem restrição e tendo em mãos a segunda via do DUT, os carros eram vendidos a terceiros, que só ficavam sabendo da real situação do veículo muito tempo depois. A investigação identificou pelos menos quatro veículos que foram furtados e revendidos nesse esquema.

Dois foram recuperados e restituídos aos verdadeiros proprietários. Os compradores acabaram ficando com o prejuízo. O Detran-DF foi comunicado sobre as vulnerabilidades detectadas no sistema informatizado e disse que adotou medidas para aumentar a segurança dos acessos.

Os investigados vão responder por associação criminosa, furto, estelionato, fraude documental e violação de sistema de informática e as penas podem chegar a 20 anos de prisão.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax