Destaques

Espírito Santo enrijece medidas contra a covid-19

Uma semana após suspender, por 14 dias, o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo o Espírito Santo, o governo capixaba anunciou, hoje (25), medidas ainda mais rigorosas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus e o consequente aumento do número de casos da covid-19.
Ao detalhar as novas restrições, o governador Renato Casagrande afirmou que a quarentena em vigor há oito dias já resultou em “avanços” no enfrentamento à doença, mas que a situação ainda é preocupante, pois a ocupação média dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) destinados ao atendimento de pacientes com a doença se manteve acima dos 90%, apesar da abertura de novas vagas. Além disso, de acordo com o governador, em 1º de março, havia 525 pessoas internadas em vagas de UTIs de hospitais públicos. Ontem (24), este número já chegava a 750 pacientes.
“É preciso reconhecer que necessitamos avançar mais. É importante tomarmos medidas para reduzirmos as interações e melhorarmos os indicadores [epidemiológicos]”, declarou Casagrande, em vídeo divulgado pelas redes sociais. “Temos conseguido nos manter um passo à frente da doença, mas ela está mordendo nossos calcanhares. E se mantivermos o ritmo atual, daqui a pouco poderemos não ter leitos para todas as pessoas”, acrescentou o governador, destacando que a média do número de mortos continua aumentando no estado.

As medidas anunciadas esta tarde incluem a ampliação, até o Domingo de Páscoa (4), do prazo de vigência da maioria das medidas que estão em vigor desde o início da quarentena, que terminaria na próxima quarta-feira (31). Além disso, algumas das atividades que hoje estão funcionando por serem consideradas essenciais, serão proibidas a partir do próximo domingo, nas 78 cidades capixabas. É o caso, por exemplo, do comércio atacadista; lotéricas; lojas de material de construção; casas de autopeças e oficinas de recuperação de veículos. As agências bancárias só poderão atender presencialmente aos beneficiários de programas de auxílio financeiro, sejam federais ou estaduais.
O transporte coletivo público será suspenso também por uma semana, do próximo domingo (28) até o dia 4 de abril. Durante estes oito dias, serão interrompidas as viagens municipais, intermunicipais e interestaduais, incluindo o Sistema Transcol. A medida, no entanto, não afeta o transporte de cargas. E o governo estadual promete organizar, em parceria com prefeituras, o transporte para os trabalhadores do sistema público de Saúde que não tiverem como se deslocar por outros meios – da mesma forma, os estabelecimentos privados de Saúde e as empresas essenciais (supermercados; farmácias; postos de gasolina) deverão oferecer alternativas aos seus funcionários.
“Cada atividade se organizará para transportar seus trabalhadores”, disse o governador, destacando a necessidade de tentar impedir a costumeira aglomeração no transporte público. No mesmo período, também será suspenso o atendimento ambulatorial especializado na rede pública, cujas unidades básicas de saúde seguirão atendendo às demais situações.
O decreto estadual com o detalhamento das restrições deve ser publicado no Diário Oficial do estado desta sexta-feira (26). Ainda durante o anúncio desta tarde, Casagrande antecipou que, a partir do próximo dia 15, o estado começará a vacinar os profissionais da Segurança Pública e da Educação de acordo com critérios que ainda serão anunciados.
“Sabemos que é preciso conciliar as atividades econômicas com a preservação da vida, que é a prioridade. Estamos buscando esta conciliação, pois as pessoas precisam ter suas atividades econômicas para poderem se sustentar, sustentar a suas famílias, mas numa hora como esta, na qual o país está perdendo mais de 3 mil pessoas por dia, em que a vacina não chega na quantidade que precisávamos, não temos que ter dúvida, temos que tomar as medidas adequadas”, justificou o governador.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax