Destaques

Profissionais de saúde de Niterói (RJ) vão participar de testes com vacina chinesa contra a Covid-19

A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, vai participar do esforço da comunidade científica para a descoberta de uma vacina contra a Covid-19.

A Prefeitura fechou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantan, de São Paulo, para a realização de pesquisa e ensaio clínico de avaliação da eficácia e segurança da vacina produzida pela China.

O estudo será realizado em profissionais da saúde de duas unidades municipais: o Hospital Getúlio Vargas Filho e a Policlínica Sérgio Arouca.
A Secretaria Municipal de Saúde será responsável,  já em agosto, pelo recrutamento de 500 a 900 participantes, assim como a coleta de dados e amostras biológicas.
Todos os voluntários passarão por entrevistas e avaliações antes de participar do estudo. 
O prefeito Rodrigo Neves assinou o termo de anuência para a realização dos testes em Niterói. Ele ressaltou o orgulho da cidade em participar desse momento em que todos os esforços da comunidade científica estão voltados para a descoberta de uma vacina eficaz e segura contra o novo coronavírus.

Sonora: “Todas as medidas que a Prefeitura de Niterói adotou no combate ao novo coronavírus e também no Plano de Transição Gradual para o Novo Normal são baseadas na ciência e nas melhores experiências internacionais desta batalha pela vida contra esse inimigo invisível, que infelizmente já tirou a vida de milhares de brasileiros e de pessoas no mundo.”
O pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, André Siqueira, disse que Niterói está se destacando no país e até mesmo no mundo por conta das ações de prevenção e combate à pandemia. Ele explicou que as várias fases do estudo clínico da vacina contra o novo coronavírus serviram para  mostrar que a substância é segura e produziu anticorpos efetivos contra a doença.

Sonora: ”A vacina deve seguir vários procedimentos éticos e metodológicos bastante rigorosos, porque a gente quer saber se a vacina é segura, portanto, se não causa eventos adversos para quem a tomar e se ela de fato previne contra o adoecimento pela Covid-19.”

Os voluntários  serão avaliados pela equipe médica e de enfermagem e farão uma série de exames. Consentindo e aceitando participar do estudo, vão receber uma dose da vacina no primeiro dia e, outra, duas semanas depois. A partir daí, vão passar por acompanhamento e exames regulares ao longo de um ano. No fim do período, todas as informações serão avaliadas pelos pesquisadores, para análise dos resultados e da existência ou não de reações adversas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax