Destaques

Américas devem sofrer surtos recorrentes de Covid-19 nos próximos dois anos, afirma OPAS

A região das Américas registra quase a metade de todos os casos de contaminação por Covid-19 no mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), até essa terça-feira (23) haviam sido registrados mais de 4,5 milhões de casos e 226 mil mortes na região, e as cifras, infelizmente, seguem aumentando.

Para a diretora da OPAS, Carissa Etienne, viveremos os próximos dois anos alternando surtos recorrentes e períodos de transmissão controlada da Covid-19.

Etienne ressaltou que, esta semana, o Brasil superou a barreira de um milhão de infectados, ultrapassando, assim como os Estados Unidos, os seis dígitos. Juntos, Brasil e Estados Unidos representam 76% do total de casos, e 76% do total de mortes nas Américas. O Brasil contribui com 25% dos infectados e 23% dos óbitos.

No dia 23 de maio, a região das Américas registrava 690 mil casos de contaminação. Em 23 de junho, exatamente um mês depois, o número já extrapolava os 2 milhões de infectados.

A diretora da OPAS lembrou que os mais vulneráveis são afetados de maneira desproporcional pela doença, e destacou a dificuldade que muitos grupos têm em seguir as recomendações de isolamento, entre eles famílias informais que vivem em casas superlotadas, os indígenas e as populações afrodescendentes em condições precárias, sem acesso à água corrente nem sabão.

O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS, Marcos Espinal, destacou que o Brasil conseguiu aumentar o número de testes PCR para diagnóstico de Covid-19 nas últimas semanas, mas ainda não chega a 10 mil testes para cada milhão de habitantes.

Segundo ele, a testagem dá a magnitude de como está a doença nos estados e, assim, os tomadores de decisão podem definir o que é melhor para a população brasileira.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax