Destaques

Vai à feira ou ao supermercado? Atenção, pois coronavírus pode sobreviver até 4 dias em embalagens

Além dos cuidados que devem ser tomados ao sair de casa para ir a supermercados e feiras, em meio a pandemia, as pessoas também devem dar uma atenção especial à higienização das compras ao chegar em casa. Segundo o professor de Infectologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edmilson Migoswiski, dependendo da superfície, o novo coronavírus pode sobreviver por até 4 dias no ambiente.

Sonora: “A viabilidade do vírus varia muito de acordo com a superfície em que o vírus está e a temperatura ambiental, luminosidade e também umidade. Dependendo da situação, pode ser de três, quatro dias. Papel, 4 dias. Do plástico, 24 a 48 horas. Se você colocar a embalagem no sol, por exemplo, esse vírus vai inviabilizar mais rápido. Mas se colocar num local fresquinho aí não, num lugar ensolarado é o melhor a se fazer.”
Frutas, legumes e verduras também podem ser vetores do novo coronavírus e são necessários cuidados tanto para armazenamento, quanto no consumo.O professor indica os procedimentos que devem ser adotados na higiene desses alimentos.

Sonora: “Pode ser água e sabão. Ou água sanitária, também é bom pra passar e matar esse vírus. Essas substâncias que se coloca nos vegetais folhosos quase sempre são à base de água sanitária, base de cloro. A água sanitária, então, pode diluir e fazer a higienização dessas verduras e frutas.”
As embalagens de produtos industrializados também merecem atenção, pois são manipuladas por várias pessoas desde a fábrica até a sua disposição nas prateleiras e gôndolas de estabelecimentos comerciais, como explica o infectologista Edmilson Migoswiski.

Sonora: “Você pode deixar reservado isso num lugar bem ensolarado. Outra coisa é se abrir essa embalagem e transpor o alimento numa embalagem plástica tendo o controle da higienização da mesma. Tendo também o cuidado de desprezar a embalagem externa num lugar seguro.”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo  coronavírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar. A transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando as mãos posteriormente de forma correta.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax