Legislativo

Três países se encontram na 132ª edição do 'Nosso História'

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

A primeira edição do Programa Nossa História de 2024 celebrou o aniversário de 62 anos de Osasco, bem como os 150 anos da imigração italiana e os 34 anos da restauração da independência da República da Lituânia.

As bandeiras do Brasil, da Itália e da Lituânia foram hasteadas, respectivamente, pelo engenheiro Paulo Sérgio Bertoni Fiorita, presidente do Circolo Italiano Di Osasco; Giovanni Manessero, diretor da Associazione Piemontesi Nel Mondo Di San Paolo; e pela cônsul-geral da República da Lituânia em São Paulo, Audar Čiapienė.

“Osasco representa muita coisa para a nossa família. Na história de Osasco tem a Itália. Antônio Agu chamou seus amigos, imigrantes italianos, para vir para cá e fazer parte dessa história e assim começou a colônia italiana na cidade”, contou Fiorita ao expressar sua gratidão ao município. “Osasco sempre acolheu todas as colônias, todas as pessoas que vêm para cá. Isso é fruto de nossas características. Somos abertos a todas as pessoas, sem distinção”, concluiu o presidente do Circolo Italiano.

Há 150 anos, o dia 21 de fevereiro entrou para a história como o início oficial da imigração de italianos no Brasil. Convidado a representar a colônia italiana, Giovanni Manessero falou sobre sua relação com Osasco. “Não moro em Osasco, mas tenho muita relação com a cidade, que se estreitou com [o ex-prefeito] Francisco Rossi. Os italianos se integraram muito bem aqui”, disse Manessero.

Cônsul-geral da República Lituânia em São Paulo, Audra Čiapienė agradeceu os parlamentares osasquenses pela atenção dada à comunidade lituana. Essa foi a segunda vez que ela participou da solenidade. Audra esteve na 79ª Edição, em 2022.

“Quero agradecer aos vereadores e à comunidade lituana de Osasco por celebrar as datas importantes para nossa comunidade. Como a da restauração da nossa independência”, disse a cônsul-geral.

Em 11 de março de 1990, a Lituânia aboliu a anexação soviética e restaurou sua independência.

Sebastião Bognar, idealizador do programa, ressaltou a importância de celebrar as datas. “Aniversário de Osasco, restauração da independência da Lituânia e a colônia italiana na cidade. São três datas importantes para a nossa cidade. Osasco completa 62 anos, mas a luta pela emancipação começou 25 anos antes. Nossa mais profunda gratidão aos emancipadores”, declarou Bognar, ao falar o quanto as colônias italiana e lituana, entre outras, foram fundamentais na contribuição do desenvolvimento da cidade.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO (breve)

Três países se encontram na 132ª edição do 'Nosso História'

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax