Destaques

Cartilha orienta transexuais a como mudarem nome e gênero em cartórios

Já faz 3 anos que o Supremo Tribunal Federal declarou que pessoas transexuais maiores de idade podem mudar o nome e o gênero no registro civil, mesmo sem terem feito cirurgia de redesignação sexual. Por unanimidade, os ministros entenderam que deve prevalecer o princípio da veracidade nos registros públicos. Ou seja, o Poder Público deve respeitar a identidade de gênero de cada pessoa.
Mas ainda existem dificuldades no acesso a esse direito. A presidenta da Antra, Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Keila Simpson, avalia que os principais obstáculos são a burocracia e o alto custo para alterar o registro civil.
De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, desde a decisão do Supremo, em 2018, mais de 5 mil pessoas mudaram o nome e o gênero no documento de identidade. E 44 pessoas alteraram somente o gênero. Um levantamento feito por defensores públicos estaduais aponta que a gratuidade do serviço é fundamental para permitir que mais pessoas trans exerçam esse direito.
A defensora Pública Federal, Ana Lúcia Oliveira, diz que essa pesquisa mostrou em que estados a situação é mais difícil: São Paulo, Minas Gerais e Pará.
A Antra e o Instituto Prios de Políticas Públicas e Direitos Humanos são parceiros no projeto “Eu Existo”, que monitora o acesso de transexuais à mudança no registro civil. As entidades lançaram uma cartilha com um resumo de como fazer isso. Uma das dicas para quando encontrar dificuldades é exigir do cartório um documento relatando o motivo da negativa na alteração. Isso pode ser usado como prova a favor da vítima.
A diretora do Instituto Prios, Luciana Garcia, destaca que é necessário interromper essa exigência dos cartórios de que a pessoa comprove que fez cirurgia, ou que esta em acompanhamento médico, para que eles garantam esse serviço que, na verdade, é um direito da população.
O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos reforça que a decisão do Supremo Tribunal Federal acabou com a necessidade de laudo médico para alterar o nome e o gênero. Em nota, o ministério também orienta que quem tiver o direito violado denuncie o cartório ao juiz corregedor responsável. E, se a Corregedoria Estadual for omissa, registre o caso na Corregedoria Nacional de Justiça e no Disque 100.
Com produção de Ariane Póvoa.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax