Destaques

Mulheres poderão denunciar violência doméstica em farmácias mostrando a mão com um X desenhado

As mulheres vítimas de violência, que não têm coragem de denunciar o agressor, poderão ter a ajuda que tanto precisam em cerca de 10 mil farmácias de todo o Brasil. Basta que elas desenhem um X na palma da mão e mostrem a um dos funcionários da drogaria. Esse é o sinal para a denúncia aos órgãos competentes.

A ideia é da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, lançada nesta quarta-feira (10) pela Associação dos Magistrados Brasileiros e pelo Conselho Nacional de Justiça.

Para que nenhum farmacêutico ou atendente tenha receio de denunciar a violência, eles não serão conduzidos à delegacia. Nem, necessariamente, chamados a testemunhar. As vítimas serão encaminhadas a casas de acolhimento.

Uma das idealizadoras da campanha, a conselheira do CNJ, Maria Cristiana Ziouva, explica como a mulher poderá saber se a farmácia irá lhe ajudar.

A iniciativa chega em um momento de alta no número de casos de feminicídio em todo o Brasil, impulsionado pela maior convivência entre vítimas e agressores durante o isolamento social por causa do novo coronavírus.

Em março e abril, o índice desse crime cresceu mais de 22%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. As chamadas para o número 180 também aumentaram, 34% nesses meses, segundo o governo federal.

O perfil principal das vítimas de violência é de mulheres entre 18 e 30 anos com ensino fundamental completo. Já os suspeitos têm entre 25 e 40 anos e ensino fundamental incompleto. Na época em que a analista de contas Jacira Gonçalves quase foi morta pelo ex-marido ela tinha 23 anos.

A empregada doméstica, Beatriz Oliveira, de 37 anos, esteve casada por 10 anos, com um homem violento que a xingava e batia. Agora, está em um casamento feliz com um homem que a respeita. Beatriz afirma, por experiência própria, que é possível sair de um relacionamento abusivo.

Além de poder contar com a ajuda das farmácias, as vítimas de violência doméstica podem fazer as denúncias diretamente pelo telefone 180 ou pelo aplicativo Ligue 180. Ainda existe a opção de registrar o problema no site do Ministério dos Direitos Humanos. E, em breve, um número de WhatsApp do governo federal será disponibilizado para receber as denúncias.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax