Destaques

Projeto-piloto usa telemedicina para atender indígenas e militares no Amazonas

O governo federal deu início esta semana a testes para a implementação da telemedicina para atender militares e indígenas no Amazonas. Até domingo, médicos de São Paulo e Brasília fazem o atendimento à distância para a população de São Gabriel da Cachoeira, município amazonense na fronteira brasileira com Colômbia e Venezuela.
O secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos, fala sobre o atendimento.
Segundo o Ministério da Saúde, para esta fase experimental, o Dsei, Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro fez uma a triagem para identificar pacientes com necessidade de consultas com especialista de áreas como pneumologia, psiquiatria, reumatologia, cardiologia, neurologia pediátrica e urologia.
O projeto-piloto é coordenado pelo Hospital das Forças Armadas, de Brasília, em parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo.
Os atendimentos ocorrem no primeiro Pelotão Especial de Fronteira do Exército e no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, onde tem acesso à internet.
Para o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, general Luiz Narvaz, a ferramenta vai ajudar os militares e comunidades indígenas que regiões de difícil acesso. Segundo ele, a expectativa é expandir o projeto.
Segundo a Apib, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, 145 povos já foram afetados pelo coronavírus. Desde junho, uma parceria entre a APIB e o projeto Missão Covid-19 tem feito atendimento médico a indígenas em áreas que tenham conexão com a internet. A plataforma de telemedicina pode ser acessada pelo site missaocovid.com.br/indigena

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax