Destaques

Monitoramento de esgoto mostra aumento do vírus em Curitiba e Rio

O acompanhamento dos esgotos mostra aumento da presença do coronavírus em Curitiba e Rio de Janeiro e uma queda em Belo Horizonte e Brasília no mês de maio.O primeiro boletim da Rede Monitoramento Covid Esgotos, relativo a maio, comparou a carga viral nessas quatro capitais nas última semanas.Em Belo Horizonte, esse é o menor valor desde outubro do ano passado. Mas, apesar da diminuição, a presença do coronavírus continua elevada, chegando a 4 trilhões de cópias por dia. Na capital mineira, o monitoramento dos esgotos ocorre desde abril de 2020.Em Brasília, os valores registrados em maio foram os menores desde o início da coleta no começo de abril deste ano. Em 15 de abril, foi anotado o pico de quase 200 trilhões de cópias do coronavírus por dia, sendo que apenas em 13 maio houve queda para 7 trilhões.Já Curitiba teve aumento da carga do vírus nas últimas semanas. Em março, foram registrados 400 bilhões de coronavírus nos esgotos da capital paranaense, contra 12 trilhões em 11 de maio.Na região metropolitana do Rio, mesmo com resultados ainda indisponíveis, a concentração das cópias do vírus apresenta uma tendência de aumento nas últimas semanas.O coordenador da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA (Agência Nacional de Águas, Carlos Perdigão, explica que o monitoramento ainda permite ampliar as informações para o controle da pandemia.A pesquisa ainda vai analisar os esgotos de Recife e Fortaleza, e por isso os dados dessas duas cidades não estão disponíveis. Os boletins serão divulgados mensalmente.A Rede de Monitoramento é coordenada pela ANA e o Instituto Nacional em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgotos, com apoio do CNPq e parceria com universidades federais e companhias locais de saneamento.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax