Destaques

Jardim Botânico do Rio inaugura novo percurso em aniversário

Em comemoração ao seu aniversário de 213 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugurou, neste domingo, um novo percurso que valoriza as joias arquitetônicas presentes em meio às espécies vegetais. A Trilha do Patrimônio passa por 11 pontos que se relacionam com a história do parque, do Rio de Janeiro e do Brasil. Durante o evento para comemorar o aniversário do parque, a presidente do Jardim Botânico, Ana Lucia Santoro, lembrou que diversas trilhas temáticas já foram idealizadas, mas todas relacionadas com a coleção verde ou com as iniciativas de preservação do meio ambiente. Esta é a primeira com foco arquitetônico passando por prédios históricos, chafarizes, passeios, e peças ornamentais.
A trilha começa em um prédio que é a mais antiga edificação da Zona Sul do Rio: o centro de visitantes do Jardim, instalado na antiga sede do Engenho Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, que já tem 445 anos. Em 1808, quando a família real se mudou para o Rio de Janeiro, D. João XI decidiu montar uma fábrica de pólvora e um jardim para a aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo, aproveitando as terras do antigo Engenho. Apenas em 1988, ele foi restaurado para se tornar o Centro de Visitantes do Jardim. No local, foi instalada uma placa com informações sobre como seguir o percurso e QR Code para que os visitantes conheçam melhor os patrimônios selecionados. A visita termina no Solar da Imperatriz, construído entre os séculos 17 e 18 como sede da Fazenda dos Macacos e que hoje é o lar da Escola Nacional de Botânica Tropical. A arquiteta e doutora em Patrimônio Lea Therezinha Carvalho, responsável pela formatação do percurso, conta que ele pretende dar um panorama sobre essas diversas fases do Jardim Botânico.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro abre todos os dias, das 8 da manhã às 5 da tarde, à exceção das segundas-feiras, quando só funciona a partir de meio-dia. Os ingressos variam de 15 reais, para os moradores da Região Metropolitana do Rio, até 60 reais para turistas estrangeiros. Por causa da pandemia de covid-19 é necessário reservar os ingressos, com horário de entrada, no site agendamentovisita.jbrj.gov.br

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax