Legislativo

GCMs que salvaram recém-nascida são homenageados pela Câmara

Por Ana Rodrigues

A Câmara Municipal de Osasco homenageou nesta quinta-feira (8) os guardas-civis municipais Edilson Silva Medeiros, Rafael Aparecido da Silva e William dos Santos Nogueira por salvarem a vida de uma criança de quatro dias de vida. A homenagem foi proposta pelo vereador Carmônio Bastos (Podemos) e aprovada por unanimidade.

Os GCMs salvaram a criança utilizando a manobra de Heimlich, técnica utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

“Esses três representam a corporação. Parabéns a toda GCM em nome desses três que salvaram a vida dessa recém-nascida com uma manobra que tem uma lei de minha autoria. Outros GCMs e policiais militares também já salvaram vidas com essa manobra. Por isso parabenizo a GCM pela qualificação de seus profissionais preparando-os para momentos como esses”, ressaltou o presidente da Câmara.

Carmônio é autor da Lei nº 5.242/2023 que dispõe sobre a afixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da Manobra de Heimlich em todos os estabelecimentos comerciais em que haja consumo de alimentos.

Ato de Heroísmo

O ato foi considerado heroico pelos parlamentares osasquenses, que não pouparam elogios ao trio.

“Eu vi como um ato heroico o salvamento dessa criança com quatro dias de vida. Eles foram como anjos usados por Deus para salvar essa vida e imagino a alegria deles e dos pais dessa criança por verem essa criança viva. Nós reconhecemos a importância desses profissionais, homens e mulheres, que muitas vezes arriscam suas vidas pela população”, declarou Paulo Júnior (PP).

Pelé da Cândida (MDB) parabenizou os guardas municipais pela ação e pelo empenho no treinamento, que os prepara para atender emergências.

“Nós sabemos que quando temos uma corporação treinada para trazer segurança para a nossa
gente, isso é de uma valia total”

Mãe de duas crianças, a vereadora Juliana da AtivOz (Psol) expressou sua gratidão aos profissionais da GCM.

“Hoje estou aqui como mãe e tenho certeza de que essa mãe e essa família estão muito gratas pelo trabalho de vocês. Esse é o trabalho que nós queremos ver: salvar vidas de pessoas e de famílias”, disse ela.

“Eu tenho orgulho da GCM da nossa cidade que tem de ser cada vez mais reconhecida. E nessa ação vocês mostraram muita sensibilidade e cumpriram a missão. O que vocês fizeram mostrou que vale a pena acreditar e que isso não tem preço”, salientou Laércio Mendonça (PSD)

Emerson Osasco aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da valorização dos profissionais da Guarda Municipal.

“Esse foi um ato heroico e de bravura. Eu acredito que a segurança é isso, segurança pública, não enfrentamento, guerra ou combate. Nós queremos a valorização do trabalho para que esses profissionais saiam para trabalhar e voltem para seus lares”, evidenciou o vereador.

Presidente da Frente Parlamentar das Forças de Segurança, Josias da Juco (PSD) destacou a importância do treinamento na atuação dos profissionais.

“Se vocês salvaram a vida dessa criança é porque não foram treinados apenas para combater o crime, foram treinados para atuar na rua e atender qualquer situação. Uma arma não muda o coração de vocês”, disse Josias da Juco.

O preparo dos servidores da GCM também foi apontado por Délbio Teruel (União Brasil).

“Todo nosso reconhecimento ao trabalho de vocês. Sabemos da importância e do trabalho que a Guarda Municipal tem feito em nossa cidade. Vocês dedicam suas vidas para cuidar da vida das pessoas de nossa cidade e vocês estão preparados de todas as maneiras”, comentou.

GCMs que salvaram recém-nascida são homenageados pela Câmara

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax